Tempo de leitura: 4 minutos
Ao longo do tempo sempre houve dois pontos de vista opostos na medicina sobre como manter a boa saúde, ou como recuperá-la depois de perdê-la. Este conflito continuou desde os tempos antigos e, sem dúvida, continuará bem no futuro.
Um “lado” acredita que a boa saúde é resultado de uma intervenção externa, drogas, cirurgia etc. O outro lado acredita que a boa saúde resulta de viver em harmonia com a lei natural, nutrição correta, limpeza etc. Ou seja os antigos gregos tinham termos para esses dois grupos de pessoas.
Como era frequentemente o caso naqueles dias, cada grupo ficou sob o guarda- chuva de um “deus”. Uma era “Asklepios” o deus da medicina, cujos proponentes defendiam a abordagem da “intervenção”.
Essas pessoas eram conhecidas como ‘Asklepians’. Aqueles que acreditavam que o segredo da boa saúde resultou de viver em harmonia com a natureza olhou para ‘Hygeia’ Deusa da saúde.
Essas pessoas eram conhecidas como “hygeianas”. Asklepians versus hygeian Ambos os lados tendem a ser críticos do outro nada mudou muito ao longo dos tempos. A moderna medicina ocidental moderna adota a abordagem “asklepiana”.

Os dois lados da medicina
No entanto, nos últimos anos, a abordagem hygeiana, que sempre foi o princípio subjacente à medicina tradicional chinesa, ganhou muito terreno. O aumento da popularidade da abordagem “Hygeian” é, sem dúvida, devido a uma combinação de vários fatores.
Insatisfação da medicina convencional tradicional. Casos crescentes de “desventura” médica. (Hospitais são lugares para ficar longe).
Consciência de que boa saúde é principalmente uma responsabilidade pessoal não de médicos sobrecarregados. Ou seja a crescente conscientização de que a indústria médica é altamente influenciada pelas empresas farmacêuticas e que muitas vezes há alternativas naturais melhores, mais seguras e mais econômicas às drogas.
Apesar do justificado ‘swing’ da medicina convencional, a medicina convencional tem um lugar no programa de saúde de todos além dos óbvios no tratamento de casos de acidentes ou doenças crônicas urgentes.
Então, se você já é um ‘Hygeian’, não procure os benefícios que a medicina tradicional pode oferecer a você em sua busca geral por boa saúde e longevidade. Esses benefícios são principalmente na detecção precoce de uma doença pendente da qual você talvez ainda não esteja ciente!
Então um exemplo vamos supor que você tem mais de 40 anos de idade, você é saudável, apto e não com excesso de peso. Você come bem, não fuma, não bebe demais e raramente fica doente.
Você provavelmente acha que vai viver para sempre bem, pelo menos, na velhice madura! Certo? Talvez sim, talvez não.
Reflita sobre isso por um momento
Você já conheceu alguém em torno desta idade que morreu repentinamente para sua surpresa, porque você pensou que eles eram tão saudáveis? Essa pessoa pode até ter sido um atleta competitivo! Deixe-me contar uma história verdadeira.
Cerca de 15 anos atrás, um amigo meu que tinha cerca de 40 anos, um ex- fisiculturista competitivo que ainda estava em ótima forma e extremamente em forma, estava em um esqui aquático no lago. Mas ele estava assistindo alguns jovens esquiadores fazendo alguns ‘truques’.
Sendo a pessoa competitiva que ele era, ele esperou até que eles entraram e desceram para a beira da água e disseram “Agora, eu vou te mostrar como realmente fazer isso”. Portanto essas foram as últimas palavras que ele pronunciou alguns minutos depois, ele estava deitado no chão, morto por um enorme ataque cardíaco.
Ou seja meu amigo morreu instantaneamente. Ele poderia tão facilmente ter um derrame que ele pode ou não ter recuperado o que também teria sido uma grande tragédia. Então tragédias muitas vezes podem ser evitadas.
Tragédias acontecem
Tragédias como essa acontecem todos os dias e os resultados são devastadores não apenas para as vítimas, mas também para suas famílias, amigos e entes queridos. Infelizmente, muitas dessas tragédias poderiam ter sido evitadas se mais pessoas tivessem conhecimento de seus fatores de risco e pudessem corrigir qualquer anormalidade antes que fosse tarde demais!
Agora de volta ao ponto desta história. Meu amigo morreu de um bloqueio em sua artéria. Leva apenas um! Certamente se há 15 anos a tecnologia para medir TODOS os ‘preditores’ que indicam o risco de um evento como esse estivesse disponível, meu amigo entendera o que significava que provavelmente ainda mostraria aos jovens como fazer truques de esqui aquático!
Quantos milhares de pessoas ainda estão morrendo desnecessariamente porque não sabem aproveitar a tecnologia atual ou, em alguns casos, são tão contrárias à medicina convencional que não tiram proveito das ‘boas’ peças!
OK o que você deve fazer?
Primeiro de tudo, se você tem mais de 35 anos e não teve um exame de sangue nos últimos anos organize um AGORA!
Obtenha um geral, que testa:
Colesterol. LDL e HDL
Triglicerídeos
Homocisteína
Lipoproteínas
Função do fígado
Função renal
Glicose Plasma
Se você é um homem com mais de 40 anos, certifique-se de ter um PSA. (Analise específica da próstata)